O projeto FUTURAGRI, numa parceria frutífera com o Município de Braga, tem vindo a desenvolver diversas atividades direcionadas a distintos públicos no âmbito da disseminação da Nova Política Agrícola Comum (PAC) e das Estratégias da União Europeia para a sustentabilidade. Este projeto é coordenado pela consultora INOVA+ e cofinanciado pela União Europeia.
No âmbito do programa School Days, a Equipa da INOVA+ realizou atividades educativas em três escolas, visando o público escolar como parte de uma abordagem abrangente para promover a conscientização sobre a PAC, questões agrícolas e ambientais. Este programa incluiu uma série de atividades práticas e um desafio de escrita sobre o futuro da agricultura, proporcionando aos alunos uma oportunidade única de aprender e se envolver ativamente com o tema. As escolas que participaram nas atividades dinamizadas pelo projeto FUTURAGRI incluem a EB2,3 de Palmeira, a Escola André Soares e a EB2,3 Frei Caetano Brandão. Nessas instituições de ensino, 661 alunos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico foram incentivados a explorar conceitos-chave relacionados à agricultura sustentável e a expressar as suas ideias e visões sobre o futuro deste setor.
Além disso, o projeto incluiu um Roteiro de Visitas pelas Quintas Pedagógicas, oferecendo uma experiência prática e imersiva para os alunos do ensino regular e profissional. Duas dessas visitas ocorreram em parceria com a Quinta Pedagógica de Braga, onde 90 alunos do ensino profissional tiveram a oportunidade de assimilar conceitos sobre a PAC e os seus objetivos, aprender sobre a hidroponia, produção de cogumelos, medição de parâmetros do solo e o uso de drones na agricultura.
Essas atividades foram projetadas para inspirar os alunos, despertar o seu interesse pela agricultura sustentável e incentivar a reflexão sobre o papel crucial que ela desempenha no nosso futuro. Através dessas iniciativas educativas, pretende-se capacitar as gerações futuras com o conhecimento e as competências necessárias para enfrentar os desafios agrícolas e ambientais do século XXI. No âmbito da parceria com o Município de Braga e a Quinta Pedagógica, o FUTURAGRI participou também na passada 56ª Feira Agro onde apresentou o projeto e realizou atividades práticas com público escolar de diferentes faixas etárias e público em geral.
Por outro lado, direcionado ao público do setor agrícola, o projeto FUTURAGRI visitou o Mercado Municipal de Braga e também irá visitar o Mercado Abastecedor de Braga. Nessas visitas, a Equipa do projeto tem como objetivo disseminar a Nova PAC e incentivar práticas cada vez mais sustentáveis. Esses eventos proporcionam um contato direto com agricultores, produtores, vendedores e centenas de cidadãos, oferecendo uma oportunidade valiosa para avaliar as dificuldades e o conhecimento sobre a PAC.
Por fim, a Equipa da INOVA+ também conta com um apoio fundamental do Município de Braga para a realização da exposição CAP&ART, que será inaugurada no dia 4 de maio. Três artistas foram desafiados a criar obras de arte sobre três estratégias fundamentais: Floresta, Biodiversidade e do Prado ao Prato. Esta exposição itinerante visa unir arte e criatividade com as principais iniciativas do Pacto Ecológico, e terá início em Braga, passando pelo Mercado Municipal de Matosinhos, terminando no Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Para saber mais sobre o projeto e estar a par de eventos futuros, fique atento/a às nossas redes sociais e ao nosso website (https://futuragri.org/).